sábado, maio 13, 2006

Fim de semana - parte 1


Meu sabado comecou bem, ja que eu pude finalmente dormir bastate. E eu pude tomar ateh tomar cafe desta vez, isto eh, frutas e iogurte (bem esquisito esse deles). Um pouco mais tarde sai procurar um lugar pra almocar. Dentro do predio ateh tava quente, mas quando sai tava um vento gelado, embora tivesse sol. Passei por uns restaurantes aqui por perto mas tudo muito chique, nao faz muito meu estilo. Ai achei uma meio que lanchonete, meio mercearia, que tinha umas coisas diferentes, por exemplo, omelete. Pensei comigo: omelete, hmmm legal, vai bem como almoco. E pedi o omelete. Quem vive por aqui sabe o que aconteceu. Quer dizer, a moca me disse que omelete eh soh pro cafe da manha, nao pro almoco. Ai pronto, tive que pedir outra coisa. E acabei pedindo um sanduiche de roast beef que, apesar da cara feia, ateh que tava gostoso e tinha bastante salada. Eu comi em casa.

Dai eu fiquei vendo um pouco de tv (esses esportes toscos dos americanos) e lendo jornal. Todo dia entregam jornal na porta do apartamento, eh o Washington Post. Na verdade o que eu fiquei lendo foram os classificados (nao achei nada que interessa por sinal) e um monte de folhetos de propaganda e precos de lojas de todo tipo (desde supermercado ateh eletronicos). Algumas coisas sao supreendentes, por exemplo: um pen drive de 256 Mb por $ 10, ou 50 DVDs regravaveis por 30 dolares, ja carne pra valer parece ser bem mais cara do que no Brasil.


Logo apos, desci pra usar a internet. Ai, ja que nao tenho camera pra tirar fotos, combinei com o Gustavo de eu ir nas cameras de monitoramento que tem espalhadas pela cidade, enquanto ele me acompanhava pela internet e registrava minhas aparicoes. Meio sem nocao, mas tudo bem, eu ia aproveitar pra passear um pouco tambem. Ai fui, em 3 cameras localizadas nos cruzamentos das ruas. O problema eh que eu tinha que ficar no meio da rua pra aparecer bem. Soh que eh obvio, ninguem fica no meio da rua, todos atravessam a rua por completo. Mas ok, fui me posicionei, dei uma disfarcada e beleza. A primeira camera o Gustavo me pegou. Na segunda o esperto pegou outro cara de camisa amarela, que nao eu. E a ultima, que era na esquina da Casa Branca foi facil, por que nao passava carro por ali e deu ateh pra dar tchau pra camera. Ok que se alguem reparou em mim deve ter pensado que eu era louco, mas valeu a pena pra conseguir as minhas primeiras fotos em DC hehe. As fotos estao ai em cima e eu estou de camisa amarela (eh sou eu mesmo!).

Aproveitei que tava perto da White House e fui la dar uma sapeada. Tipo, ela fica em uma praca toda gramada chamada Elipse e fica tudo isolado por policia e barreiras. Soh se passa a peh por la. E tinha muita gente, como sempre, muitos turistas conhecendo o ponto turistico mais famoso dos Estados Unidos (nao sei se eh verdade, mas tava escrito numa placa). Eu estava na parte dos fundos da casa e tinha um punhado de gente com umas roupas cor-de-rosa e cartazes meio longe, nao entendi porque, mas segui em frente. Dei a volta e cheguei na frente da Casa Branca. La tinha bem mais gente, todo mundo tirando foto. E dai eh o seguinte, se alguem um dia quiser fazer um treinamento intensivo de tirar fotos, basta ficar o dia todo por la. Na minha rapida passagem, tres pessoas diferentes me pediram pra tirar foto. Nesse meio tempo fiquei espiando pra ver se via alguma coisa diferente la dentro, acho que todo mundo faz isso. Mas aquilo mais parece um cenario, porque vc nao ve nada que se mova. Alias, ve sim, ve varios esquilos correndo pelo gramado (diria Renan que sao robos disfarcados monitorando as pessoas). Mas teorias conspiratorias a parte, gente mesmo eu soh vi de longe qdo ia embora, um cara de preto em cima da casa com um tripe e tal.. nao sei se era uma camera ou arma. Outra coisa que tinha bastante era bandeira dos EUA, ta loco, isso tem mais por aqui do que camisa do Brasil em dia de jogo da copa. E tinha tambem em alguns lugares a da Australia, deve ta havendo algum encontro (alias alguem sabe se o Lula vem pra ca??). Outra coisa que eu vi era tipo um set de filmagem, no gramado lateral da Casa Branca. Nao sei ser era de algum filme ou se era um dos pronunciamentos do todo poderoso. Bom, ai tinha umas coisas engracadas. Uns caras com mascaras do Bush e placas dizendo " eu sou o poderoso, eu decido tudo, onde jogar bomba, etc.". E dai os caras ficavam fazendo palhacada e chovia de gente tirando foto deles e com eles. Tinha tambem mais um monte de gente com as roupas cor-de-rosa e um palco e tal. Ai que eu descobri, pelas faixas que diziam: As maes americanas sao contra a guerra. Eh que amanha eh dia das maes aqui e ai elas se organizaram pra protestar (contra a guerra, a favor dos direitos dos imigrantes e outras coisas). Nisso, um cara nada a ver montou um banquinho, se vestiu todo de preto com uma mascara de monstro e duas bombas de papelao na mao. Bem na frente da Casa Branca. Subiu no banco e ficou fazendo pose. Vixi, na hora um monte de gente comecou a se juntar e tirar foto do cara (isso eh que eh fama instantanea). Ou seja, nao basta tirar foto da Casa Branca, qualquer coisa diferente que apareca o povo aproveita pra registrar.

Finalmente eu sai de la em direcao a um supermercado grande que tem aqui (sao raros). E fui reparando que por perto da Casa Branca e pontos turisticos eh tudo bonito e bem cuidado. Mas ao se afastar, as coisas mudam de figura. Numa praca a umas 3 quadras, ja tinha um monte de mendigos, tantos que nao sobrava banco da praca pra ninguem sentar, eles ja estavam ocupando todos. Lixo esapalhando por todo lado. E nas ruas se ve muitos mendigos mesmo que ficam pedindo dinheiro. Pra ver a diferenca, perto das atracoes turisticas, ficam alguns caras tocando e cantando pra pegar dinheiro. Ateh tinha um tocando bateria com tambores de plastico e barris.

Era bem longe o tal mercado e no caminho passei pelo centro de convencoes de Washington. Simplesmente gigantesco e bem moderno (diferente de todos os predios do governo). Perto do mercado passei por uma igreja catolica, da Imaculada Conceicao. E quanto mais eu me afastava, mais estranha ia ficando a vizinhanca. Muita gente esquisita. Eu me senti meio que no jogo Vice City, onde tem varias gangs ou grupos de caras pelas ruas agitando e marcando presenca. Nao que os grupinhos que vi fossem de gente perigosa, mais sei la.

O mercado era grande, mas meio baguncado. Comprei umas frutas (como a Fer me aconselhou), leite e comida pros proximos dias. Isto eh, comprei macarrao e molho de tomate (ja ficou com saudade do meu macarrao neh Gustavo???). Andei por todo o mercado e vixi, como eles sao exagerados, tudo eh vendido em pacotes gigantes. Nao existe produtos pequenos. Os precos parecem ser razoaveis. Gastei 15 dolares.

Ao voltar carregando as sacolas, quanto mais eu me aproximava do hotel, melhor ia ficando a aparencia da vizinhanca. Dai vi uns bares bacanas, do tipo "a melhor cerveja do mundo" ou "entre e veja com a gente a copa do mundo". Passei por Chinatown, que eh tudo chines, e fica a duas quadras do hotel. Ali perto tem um telao gigante com som e tudo no alto de um predio. Tava passando soccer, ou seja, o futebol deles. Eh que estava jogando o DC United, o time daqui. Ateh que eles dao mais atencao pro futebol do que eu pensava, ja que no jornal tinha uma pagina inteira falando da selecao deles e tal.

Finalmente cheguei no hotel. E precisava jantar. Entao desci e fui olhando os restaurantes por perto, ateh que resolvi entrar num Mexicano-Texano. Logo que sentei na mesa, ja me trouxeram uma porcao de nachos (tipo doritos) e pimenta. A moca perguntou oq eu ia beber, nao me contive, pedi uma cerveja. Tudo bem, eu tava evitando por causa do exame de saude. Mas eu nao sei qdo vai ser mesmo, entao resolvi beber. E foi a melhor coisa que eu fiz, deu pra relaxar. Eh claro que logo me pediram ID e eu mostrei o passaporte (novidade neh!?). Ai acabei comendo os tais nachos com pimenta (ardida!!!) e nem sequer pedi mais nada pra comer. Tomei duas Coronas e fiquei de boa. Detalhes que tinham duas mulheres se amassando (romanticamente) na mesa do lado. Mas nem se empolguem (viu Marcelo) pois uma era gordinha e a outra velha. A conta deu menos de 10 dolares. Voltei pra casa, tomei meu banho e agora estou mandando meu post de hoje.


3 comentários:

Anônimo disse...

Hummmm... Eu diria q a culpa foi sua afinal nem eu nem a mae te vimos na camera... vc q erro o caminho...
fora isso.. o macarrao eu tb comprei mais aqui e to fazendo.. ainda tem aquele bacon lah.. ta vencido mas ta joia ainda :D
abração

Anônimo disse...

oi filho, achei excelente essa sua saida por aí, que vai te ajudando a se tranquilisar mais, desde que va conhecendo melhor o seu atual ambiente.mas achei interessante as informacoes de que mesmo aí tem mendigos e outras coisas esquisitas do tipo gente maluca e tal...tbem saber saber que eles tem lixo solto e jogado mostra que eles nao sao tanto isso que se dizem.
esa de ir diante daas cameras tbem ficou legal pra gente ver vce por ora. valeu tbempelo fato de vce conhecer o mercado e a ;lanchonete. mas interessante tbem que parece que eu vi alguns buracos no asfalto, é fato real ou alguma sombra que parecia buraco. por fim achei engracado vce comer chips mexicanos com pimenta e cerveja
no restante achei bem formulado o teu informe com relatos bem detalhados, o que pra gente enteder aqui é muito bom. abracao do pai

Anônimo disse...

Ahhhh.....que espetáculo de malucos deve ser aí na frente da Casa Branca, é a democraciaaaa! Qdo eu for aí vou levar um banquinho tb e fazer alguma performance que estou aprendendo no teatro, tb quero fazer sucesso (espero não ser presa!)