segunda-feira, maio 15, 2006

Comecando a dar certo...

Minha semana comecou com um dia frio mas ensolarado. Fui para o Hospital e descobri que a pessoa que cuida das novas contratacoes tinha tirado ferias e portanto todo o ritual inicial do emprego (obrigatorio) iria atrasar mais ainda. Fazer o que, mais uma coisa que nao dependia de mim.

No almoco, para nao comer macarrao de novo, montei o seguinte prato: catfish, spanish rice and vegetables. Ou seja, peixe frito, arroz espanhol e vegetais. O arroz era tipo temperado e apimentado que ardia tudo. Nada tao bom quanto o bandejao (hehehe), mas tava razoavel.

Logo de imediato quando eu volto pro laboratorio, Linette me avisa que Dr. Gillam (meu chefe) estava chegando pra falar comigo. Pois nao deu nem tempo de me livrar da pimenta na boca e ele ja chegou, de terno, me cumprimentando e tal. Bom, ai sentamos na sala de conferencia (que tem pelo menos umas 8 telas e varias cameras) e conversamos. Eu precisaria ter gravado a conversa toda, pq foi muito interessante, mas vou repetir mais ou menos aqui o que se passou.

Primeiro que o cara eh bem gente boa e bastante animado, cheio de ideias. Ele se parece com o Prof. Mauricio (meu co-orientador), tem a barba igual. Ai ele comecou a me mostrar o sistema de informacao usado no hospital, desenvolvido ha varios anos por eles. Comecou no Washington Hospital Center e de tao bem sucedido se disseminou para outros 7 hospitais. Eh o maior sistema de dados, na area de saude, do mundo, ele me disse. Sao varios Terabytes de informacao. O sistema chama-se Azyxxi e quem quiser saber mais, acesse: http://www.imedi.org/dataman.pl?c=lib&dir=docs/Azyxxi

Entao ele abriu o software e comecou a mexer. Eh tudo atualizado em tempo real. E tinha la a lista de pacientes que acabara de dar entrada no hospital. Informava o horario, o motivo (tinha uns com vomito, outras coisas que eu nao sei e ateh um com tentativa de suicidio) e etc. Dai ele resolveu entrar na lista da UTI. Abriu e escolheu aleatoriamente um paciente. Pois a ficha completa do sujeito se abriu na tela. Tudo que se possa imaginar. Deste todas as consultas anteriores ate videos de ultra-som e exames. Com um clique ele abriu o raio-x da pessoa, depois o video do ultra-som e ficava dando zoom no figado, no coracao da pessoa. Dai me mostrava ta vendo aqui, essa veia eh o problema; esse coracao nao ta contraindo bem; esse detalhe aqui nao se ve no raio-x normal, mas aumentando o contraste da imagem fica claro (e ele ia fazendo tudo isso na hora ali). E nao cansava de me mostrar cada coisa que tinha no sistema. Ai eu perguntei: tem alguma informacao, alguma coisa que nao esta no sistema? Ele parou, pensou e respondeu: nao, nao que eu saiba.

Depois disso ele me mostrou as tecnologias em desenvolvimento. Indentificacao de faces, reconhecimento de voz, medida automatica da altura da pessoa por camera, manipulacao de imagens (raio-x por ex.) com reconhecimento de gestos, rastreamento remoto de pessoas, etc.

E finalmente comecamos discutir sobre a minha parte, a robotica. Entre outras coisas, ele disse que queria que eu colocasse o quanto antes o robo pra funcionar, andar pelo hospital e mostrar que o investimento valeu a pena. Sugeriu que eu comecasse pelas coisas mais faceis que dao resultado mais rapido e depois ir mexendo com as coisas mais complexas incrementalmente. Ai ele falou um monte de ideias, de possibilidades de trabalhos etc. Eu fui concordando, sugerindo coisas tambem e pedi pra formalizarmos as ideias. Falou bastante em publicacoes, na importancia de publicar e que o que eu vou fazer tem muito espaco aberto na literatura de saude. Aproveitei e comentei que eu tinha 2 papers pra apresentar no Canada, expliquei que gostaria de ir e tal. Na hora ele disse: Va, por favor, sempre que tiver uma conferencia para participar vc deve mesmo ir. Ou seja, ja consegui meu aval pra ir pro Canada.
Mudando um pouco de assunto, ele comecou a falar de sistemas complexos, que ele via o departamento de emergencia de um hospital como tal, como se encaixaria um robo nesse ambiente. Discutimos tambem sobre computacao evolutiva e foi bem interessante, ele ateh ficou de me emprestar um livro sobre a inteligencia nos animais. E eh incrivel que um medico de profissao conheca tao bem e se interesse por esses temas. Melhor assim!

Fora de temas tecnicos, ele falou que ali ninguem tinha obrigacao de horario. Que se o cara produz melhor trabalhando na Starbucks (cafeteria), entao que continue trabalhando la. E eu comentei q no LBiC tambem eh +/- esse esquema e funciona legal. Alem disso ele comentou pra eu ficar a vontade e mandar email pra ele a hora que for, falar no chat, que nao tem problema. E foi assim. Gostei bastante e o unico porem eh que nao vou, de cara, trabalhar com aprendizado e emergencia de comportamentos. Entretanto faz sentido, ja que preciso primeiro conhecer a fundo e explorar as potencialidades basicas do robo para depois comecar a investigar questoes mais desafiadoras.
No final do dia me informaram que mesmo a pessoa estando de ferias, eu poderia fazer meus exames e tal tao logo qto possivel. Ficou pendente a questao de moradia, que ninguem me respondia para marcar uma visita nos apartamentos. Ai peguei e apelei, mandei um email pro presidente da empresa imobiliaria.

Depois a Soheila me deu carona ateh uma estacao de metro, de onde fui pra casa.

A noite resolvi me aventurar com a maquina de lavar roupa tambem (que na verdade sao duas partes). Pra lavar, foi normal, tudo certo. Ai eh o seguinte, ninguem tem varal porque a segunda parte da maquina (fica em cima) seca a roupa. Coloquei as roupas la, liguei e dai 1 h +/- tirei a roupa sequinha. Bom de mais nao eh? Po, nao tem coisa pior do que lavar roupa e ter q ficar pendurando tudo, depois vendo se ta seco e tirando tudo de novo. Ali nao, alem de secar, a roupa parece que ja sai lisinha, nada de amassado hehe. Ok, tudo bem que todas essas maquinas deles gastam um absurdo de agua e energia (eh tudo com agua quente, ar quente). Mas aqui parece que ninguem liga pra isso, ninguem quer saber de economizar ou preservar a natureza. O importante pra eles eh praticidade e pra ter isso eles pagam qualquer preco. Fazer o que. Os brasileiros (em geral) por serem acostumados a viverem com pouco, ao menos tem nocao de como economizar, preservar. Pelo menos essa eh a impressao q eu tenho.

Ai terca de manha nao fui pro hospital e ao abrir os emails, eis que o presidente da imobiliaria respondeu, pediu desculpas e ja mandou alguem cuidar do caso. Agora sim a coisa vai andar. Ja estou marcando horario pra ir visitar os Aptos. Nada melhor do que falar direto com quem manda hehehe.

Ah, fiquei sabendo que minha voh Zenaide vai ler meu blog. Isto eh, minha tia vai imprimir na lan house e levar pra ela ver (obrigado tia Aurea). Eu ja tinha pensando em imprimir aqui e mandar por carta, mas assim eh mais rapido. Legal! Entao aproveitando que alguma hora ela vai ler isso: Voh, to com saudade, um beijao e um abracao!!!! To longe mas nao te esqueco!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa conversa deve ter ficado melhor ainda devido a pimenta, com certeza! Bjo

Anônimo disse...

oi meu filho, parabéns, graças a Deus a luz da tranquilidade acendeu pra vce hoje. estou muitissimo feliz em ler todo o seu relato e mais ainda pela tardia mas valiosa receptividade oferecida pra vce hoje, pelo AMIGO CHEFE. De agora em diante sei que vce irá voar de felicidade filho, siga firme e em frente, confiança em Deus e em sua capacidade que tudo vai acontecendo e se consumando. agora estou aliviado, quanto ao sucesso da sua jornada por aí, meu garoto.


abracao do pai, tá.