sábado, outubro 28, 2006

Meu "brinquedo" predileto!



Depois de muito tempo, hoje fui trabalhar no hospital. É que agora estamos partindo pra botar o robô no ambiente pra valer e estou começando a prepará-lo pra isso. Na verdade vou ter que mapear o hospital inteirinho, levando o robo a cada canto pra ele poder "aprender" a se localizar. Pra isso eu conecto um joystick no robo e vou dirigindo o bixinho.

Na verdade hoje eu apenas treinei um pouco no próprio laboratório, pra pegar as manhas e tal. É um trabalhinho chato esse, cansa ficar guiando o robo. No começo até é divertido, mas depois passa a ser cansativo. Semana que vem devo começar a mapear o primeiro dos 6 andares do hospital.


Bom, mas o importante nessa história é que me fez muito bem o dia de hoje. Eu andava meio desmotivado, meio sem objetivos claros. Aí cheguei lá, revi alguns colegas e comecei a trabalhar com o meu "briquedo" preferido: o robô. Tava sentindo falta dele, ou melhor, falta de botar a mão na massa, ou melhor, na lata do robo hehe. Esse negócio de ficar só na parte de software, por muito tempo, é muito abstrato. De fato, eu até gosto bastante, mas prefiro muito mais aliar o desenvolvimento de algoritmos com uma aplicação real, sólida, palpável, de carne e osso, ops... quero dizer... de lata e parafusos!


O prof. Pardal (cujo nome é George), até veio lá me cumprimentar dizendo: eu percebi que vc está de volta! Quando vi o robo andando por aí, sabia que vc tinha voltado hehe. E, como de costume, queria saber quando é que o robô vai servir uma cerveja gelada pra ele hahaha. Foi legal, e ainda por cima matei a saudade da comidinha do hospital....hmmmm..delícia!!

Acho que vou fazer um esforço e abandonar com mais frequência o conforto do meu escritório na MS pra atuar mais próximo do meu companheiro robo. Acho que intercalando as duas coisas é o ideal pra eu pegar um ritmo bom de trabalho. Sem contar que não pode existir algo mais empolgante do que botar o robo pra navegar autonomamente no hospital, no meio do povo todo. Pra quem trabalhou a vida toda com navegação de robôs, isso é um sonho hehe. Espero que não vire pesadelo hehe.


Pra finalizar, vou deixar aqui o link de alguns vídeos sobre robótica. Os 4 últimos da lista são resultado do meu trabalho nos últimos meses. A produção, trilha sonora, direção e efeitos especiais são todos por minha conta também. Só o papel principal é que ficou com o robô hehe. O link é: http://www.imedi.org/docs/references/mr.htm

Um comentário:

George Bezerra disse...

Fala renatinho, poxa, pensei que vc tinha ido aí pra trabalhar! Que vida boa, passar o dia controlando um robozinho que ainda traz cerveja pra vc. Rapaz, quero um desse tb. Se botarem no mercado vai ser um sucesso! ahaha