quarta-feira, novembro 08, 2006

New York, New york!

Fim de semana passado fomos, finalmente, conhecer New York. Foi um fim de semana super corrido, muito frio, mas inesquecível. Logo cedinho na sexta fomos pegar o onibus pra NY. Estava congelantemente gelado, apenas uma amostra do que viria pela frente. E demos azar porque o onibus atrasou mais de 1 h, tempo que ficamos na fila, na sombra, no vento.. imaginem. Eu, esperto, levei pouca roupa de frio com a intenção comprar por lá algo mais pesado.Pra compensar, a viagem proporcionou paisagens lindas, típicas desse outono americano com ares de inverno. É incrível como a natureza se modifica, em especial as ávores e suas folhas que ganham um colorido impressinante, lindo, completamente diferente do que eu já vi. A viagem durou 4 h e então estavamos em Manhattan, a ilha principal da cidade de NY.
De cara vou contar minha impressão sobre NY. A cidade é linda, pra quem gosta de coisas urbanas (não é muito o meu caso). A arquitetura dos prédios é inexplicável, nunca vi tanta variedade, tanta criatividade pra construir. Entretanto, o que tem de gente, turista, carros, barulho, movimento.... só NY mesmo (veja foto abaixo). E tudo isso misturado. É uma verdadeira bagunça, uma zona. Gente e carro disputando espaço e tempo. Apesar disso, eu senti um clima de férias no ar, clima de passeio, clima de fim de ano no calçadão à beira-mar. Ok, a diferença é que fazia muito frio e não tinha praia nenhuma, só concreto e luzes.
Onde descemos do onibus ficava pertinho do Empire State Building (ao fundo da foto abaixo). Obviamente que mais do que o frio, o que nos preocupava era aprender a andar por lá. Por isso, o mapa era indispensável. Mas não é difícl andar por lá não, as ruas são todas numerada e tem uma estação de metrô a cada esquina. O metro, por sinal, é muito antigo, sujo e difícil de entender. Bem diferente do de Washington.

Resolvemos ir em direção ao Central Park para ver a organização da maratona, cuja chegada era lá. No caminho, o frio nos inspirou, ou melhor, obrigou, e já compramos umas luvas, tapa orelha e toca. Minha blusa quente eu não tinha acahdo ainda. Nesse pouco tempo, já tinha dado pra perceber que NY é lotada de brasileiro. E o tempo todo lá isso só se confirmou. Enquanto em Washington não se vê 1, NY é o paraíso dos brazucas. MAS... voltando já a noite (5 h e escuro), viemos pela Broadway, a famosa rua dos teatros e shows. Ao longo da Broadway, de longe você começa a perceber um região que se destaca. É a, mais famosa ainda, Times Square. Que sem dúvida é uma das coisas mais impessionantes lá. É lá que milhões de pessoas se juntam na virada do ano (sempre passa na TV). Tudo, naquela região, é iluminado, aceso, piscante, multimídia. É alucinante e muito legal. É lógico que é o cúmulo da poluição visual, vc quase não consegue pensar hehe. As fotos dão apenas uma idéia do que aquilo é de verdade. Isto porque falta o movimento. São telas e mais telas, uma em cima da outra, passando propaganda, notícias, etc etc. Mais do que luzes, há somente turistas japoneses (e todos os outros tbm) e cameras digitais hehe.Eu e minha mãe, é claro, demos uma de turistas e mandamos ver nas fotos. Ok, eu concordo que na foto abaixo, apesar de todas as luzes e imagens, é o capacete, quero dizer, toca da minha mãe que chama mais atenção. Mas nem adianta criticar porque é um capa...ops. toca que parece russa mas é original de NY. E esquenta que é uma blz.Da Times Sq. andamos bastante pra todo lado até cansar (de andar e passar frio). Tomamos então o metro pra Jersey City, do outro lado do rio, pertinho de Manhattan. Era lá nosso hotel. Antes de dormir, baseado num guia da cidade, eu montei um pequeno roteiro pro nosso sábado. Logo cedo, fomo tentar achar um casaco pra mim, sem sucesso é claro. Difícil achar roupa do meu tamanho por aqui. Rumamos então pra Brooklyn Bridge, de 1800 e alguma coisa. Ela liga o bairro (cidade?) do Brooklyn a Manhattan. É muito bonita e de lá se tem uma visão muito bonita da ilha. Atravessamos à pé e tiramos uma fotos bacanas. Vejam que foto bem tirada aqui embaixo hehe ;) Ah, tem essa faixa amarela pois um lado é pra ciclista e o outro pra turista, quero dizer, pedestres.Depois da ponte, visitamos um ponto turístico obrigatório: World Trade Center, ou melhor, aquilo que sobrou dele. Chegando lá perto já dá pra sentir um certo clima negativo. Muita gente, muito silêncio, muitas tristes lembranças. Fotos, os nomes das vítimas e um buracão ao fundo, onde estão construindo a nova torre. Não é um lugar bacana, mas faz parte da história. Com certeza seria muito melhor visitar as próprias torres gêmeas.Demoramos um pouco ali. Corremos pra tentar pegar o barco pra ilhazinha onde fica a Estátua da Liberdade, mas não deu tempo. Entramos então num passeio de barco de 1 h. E valeu a pena. A combinação NY/pôr do sol é demais. Apesar do frio que passamos em cima daque barco (acho que a sensaçao era abaixo de zero grau), vimos paisagens sensacionais, como essa da foto abaixo. Até parece montagem ou foto de revista, mas é assim mesmo.
Durante o passeio, o guia ia dando detalhes sobre as atrações. E, é claro, a ausência do WTC se destaca. Ao passar pelo prédio da foto abaixo (maior do estado de New Jersey, do outro lado do rio), o guia disse: imaginem esse prédio com o dobro da altura, um em cima do outro; essa era a altura das torres. Devia ser um negócio.....meio alto hehehe.A Estátua da Liberdade (puta programa de turista, como diria Napa) também fazia parte do passeio. Afinal de contas, ir em NY sem tirar uma foto lá não dá né. Não é nada de mais. É até meio feinha por que é meio verde, podia ser tricolor hehe. Bom... com muito sacrifício eu e a mommy conseguimos fingir que tava calor, fazer uma pose e tirar essa foto aí. Ah, essa aqui embaixo é a Brooklyn Bridge, agora vista do barco. Do lado dela fica a Manhattan Bridge. E pra completar nossas cenas de cinema, a lua deu o ar da graça.E pra fechar o passeio de barco, vai uma foto de mim com NY de fundo. E foi a última, por que depois disso eu já estava congelado e fui me esconder dentro do barco. Dá até um arrepio na espinha só de lembrar.Logo depois de desembarcarmos, passamos por Wall Street e a bolsa de valores de NY (foto). Ali perto fica o banco mundial, onde o ouro do mundo tá guardado a 150 metros de profundidade. 90 bilhões de dólares. Por razões óbvias, não temos fotos ilustrativas.Putz, esse post da dando um trampo hehe. Mas tá acabando. Bom, pra jantar, procuramos a rua do Brasil (Little Brazil Street). E achamos. Só havia restaurantes brasileiros e comidas brasileiras deliciosas nos cardápios. Tudo pra brasileiro ver, apenas. Os preços eram absurdamente caros. Acabamos comento pizza apimentada mexicana hehe. Andamo bastante pela 5a. Avenida, a principal rua de compras de NY. Boutiques aos montes. E lá pro meio, numa loja mais baratinha, vimos uns casacos bacanas nas vitrines. Achei que o frio ia diminuir pro meu lado, mas que nada, a loja acabara de fechar. Na mesma 5a. Ave. fica o Empire State, agora maior prédio de NY. Se é o mais alto, tinhamos que subir lá pra ter certeza né.E era alto pra caramba mesmo hehe. Pra subir, tem que pagar e passar por raio-x. O Jurandir, que tava com uma blusa gigante e cheia de bolsos ficou preso no raio-x. Tudo por causa de uma bolacha com embalagem de alumínio. E eu lá vendo ele ser revistado, de longe. Minha mãe, bem esperta, tava lá do lado, acho engraçado, divertido e resolveu tirar uma foto do esquema. Putz, nem falo nada hehe. Na hora juntou um monte de segurança em volta dela e eu só via ela e a Ludia tentando se entender com os caras. Deixei eles se virarem. Enquanto não apagaram a foto, não foram liberados. Tá, mas lá de cima se vê a cidade toda e é bem bonito. Mas as fotos não prestam. Uma que ficou boa foi essa aí de baixo. Explico. Já tava frio lá embaixo, imagine a 100 andares de altura. Eu tremia tanto que deu pra montar um album de foto tremida hehe. Já era tarde da noite. Fomos pro hotel pois no outro dia cedo tinha a maratona. Jurandir e Ludia foram assistir a largada. Eu e minha mãe preferimos ver da TV mesmo. E logo depois fomos pro Central Park pra ver a chegada. Logo que chegamos lá, ficamos na frente do telão, perto da linha final. Pra nossa surpresa, o brasileiro Marilson tava em 1o. E assim foi até o final. Demos sorte e tivemos a sorte de presenciar a vitória de um brasileiro num dos eventos mais importantes. Foi vibrante. Ainda consegui fazer um filminho do Marilson nos últimos metros. Postaria aqui se tivesse como. Como não tem, vai a foto do campeão. Aproveitamos e passeamos pelo Central Park, que é muito bonito nessa época do ano. É uma mistura natureza e prédios ao redor. E é bem grande, não tivemos tempo de andar por tudo. Mais uma fotinha do Central Park:
Finalmente, domingo à tarde, quase na hora de pegar o onibus de volta, achei um casaco pra mim (foto abaixo em frente a igreja de St. Patrick). É sempre assim, fazer o que. Pelo menos da próxima vez que eu for pra NY eu não vou passar frio! Pior que reclamei tanto do frio mas já me disseram que no verão é muito pior, porque o calor e a umidade são insuportáveis. De qualquer forma, valeu a pena, ah se valeu. Curti NY, espero voltar lá ainda. Sem dúvida é uma cidade única.



2 comentários:

George Bezerra disse...

Pois é, demais as fotos! Fiquei com vontade de ir lá. Com um belo dum casaco, claro, rs.

Unknown disse...

Ola, estava procurando N.Y e cidades proximas e voce apareceu. Legal explanação. Eu ja conheço, mas fui no verao claro.