sexta-feira, janeiro 19, 2007

Parabéns Mestre Titi!

Ontem aconteceu a defesa de tese de mestrado do meu amigo Tiago. E foi assim.... Logo cedo, 9 da manhã estávamos todos na sala de defesa esperando pelo início da mesma. Todo o pessoal do LBiC estava reunido lá lotando a sala. Não faltou nInguém. Sentei perto dos meus amigos e fiquei acompanhando a apresentação de Titi. Ele estava vestido elegantemente, com seu tênis para ocasiões especiais. No começo, ele tava um pouco nervoso, mas logo depois deslanchou, afinal de contas, ele manja daquilo que estava falando.

A apresentação foi bem bacana e Tiaguinho deu um show, convencendo muito bem a banca da importância das suas antenas evolutivas. A cada slide que passava, a gente comentava entre nós: "pô, ficou massa essa apresentação". Tudo correu bem e, com um trabalho assim, não tem banca que ouse criticar. É claro que demorou (como sempre) pra cada membro da banca falar sua parte. Daí o pessoal cansa né e às vezes sai da sala e volta depois. Eu não, eu fiz questão de ficar o tempo todo. Afinal de contas, não é qualquer dia que um grande amigo defende o mestrado. E outra, vai que um dia eu não esteja aqui pra assistir a defesa, não é? Então é bom aproveitar cada momento desse evento especial.


E não é especial apenas para quem está defendendo, no caso Titi. É especial pra todo mundo envolvido, todos nós, seus amigos que sabemos o quanto aquele cara batalhou pra chegar nesse ponto. E eu sei bem, porque lembro de Titi, ainda no LCA, fazendo trabalhos, assistindo aula... tudo isso ainda como aluno especial. Não existia nem garantia de vaga pra ele no mestrado. Mas mesmo assim ele se dedicou muito pra fazer conquistar sua vaga. E conseguiu, é claro, foi aceito e daí em diante a dedicação foi maior ainda.

Quantas vezes o cara tava lá, de sábado e domingo trabalhando no lab. Sempre dividiamos pizza de fim de semana, comendo no próprio lab. Dia de semana então, sempre ele ficava até altas horas da noite fazendo suas coisas. Quantas vezes não dei carona pra Titi nesses dias de "cerão".

E é engraçado, pq eu nunca vi um cara tão multidisciplinar. Sem brincadeira, Titi se envolveu, durante o mestrado, pelo menos uns 4 ou 5 trabalhos diferentes que poderiam sim virar uma tese de mestrado. Sem contar a participação dele em outras teses de outros colegas, como se fosse a sua prórpia tese. Ou seja, esse cara estava pra ser um mestre não de apenas um, mas de múltiplos mestrados em apenas 2 ou 3 anos. "Esse é o cara!", eu sempre digo pra ele. E estava esperando o fim da defesa pra dizer de novo.


Depois de todas as colocações positivas da banca, reconhecimento e elogio do orientador, co-orientadora emocionada, estávamos lá esperando a divulgação do resultado, e já planejando mais uma feliz comemoração pra mais tarde. Tiaguinho foi então anunciado mestre, o mestre mais novo e fresco da Unicamp, é verdade, mas um dos mais merecidos também. Todos orgulhosos batemos palmas para ele e demos parabéns. Fui até Titi e num forte abraço disse: ---"Parabéns meu amigo, tu és o cara! Não fique em dúvida com relação ao futuro, pois seja o que for que decidires fazer, tenho certeza que vais fazer muito bem feito e vais ter muito sucesso! Vc merece!"

Depois tiramos muitas fotos, almoçamos juntos, saímos mais tarde pra comemorar......foi tudo perfeito. Quer dizer, teria sido. Infelizmente, eu não vou aparecer nas muitas fotos tiradas. E pior, o abraço de parabéns também ficou só na intenção. A verdade é que eu gostaria muito de ter estado lá, mas eu estou em Wahsington DC, a mais de 7 mil Km da Unicamp. E embora alguns "nós estávamos" e outros detalhes da minha descrição não passem de imaginação, todo o resto é real. Inclusive, Titi, aquilo que eu supostamente te disse depois da defesa não é imaginação não, faça daquilo minhas próprias palavras (inclusive o estilo paraense hehe). Ah, espero que não tenhas perdido nenhum anel, carteria, mochila ou celular na festa de ontem, porque se tiveres, talvez não aches mais hahahhahaha.

E pro abraço não ficar só na imaginação, AQUELE ABRAÇO:

2 comentários:

Unknown disse...

Égua Renatinho...Conseguiste me emocionar com esse post!!
Lendo, até cheguei a pensar que tu estavas na defesa. Acho que tens certeza da falta que vocês, meus grandes amigos que fiz aqui em Campinas, fazem.
E as fotos também estão ótimas...mostra um pouco do que a gente passou esses anos. Gostei muito da "homenagem".
Abração e espero te ver em breve

George Bezerra disse...

Poxa, Renatinho, vc tá com uma bola de cristal aí é? Rapaz, nem eu que estava lá na defesa poderia descrever o ocorrido com tanta precisão, ahahah! Bacana! Cara foi muito legal a defesa e a comemoração. Todo mundo em áaaaguas, precisas ver as fotos. Só faltou mesmo vc, maluco, helder e eurípedes. Mas foi o bicho!

Abraços!