quinta-feira, dezembro 14, 2006

Receita de Tiramisu

Todo mundo que conhece o doce chamado tiramisu sabe quão gostoso ele é. Quem já experimentou lá na padaria alemã sabe do que estou falando. Eis que eu e mamãe resolvemos fazer o famoso doce italiano. É claro que a gente não sabia fazer, mas a internet nos ensinou rapidinho. E eu vou ensinar pra vcs agora, sigam a receita e extraiam o método de preparo da nossa experiência.

Ingredientes:

Molho de Café
1 1/2 xícara de café expresso
2 colheres de chá de açúcar

Creme
4 gemas de ovo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de vinho Marsala (ou qualquer vinho doce como Madeira) ou conhaque
450 gramas de queijo Mascarpone, à temperatura ambiente
4 claras, firmemente batidas

Base
275 gramas de bolacha champagne ou bolo inglês em tiras

Cobertura
2 colheres de sopa de cacau em pó

Com a lista de ingredientes, fomos ao mercado comprá-los. Café, ovo, açúcar... isso tudo foi fácil achar. O vinho tbm foi moleza. Já o queijo mascarpone (que parece um creme de leite consistente) foi mais complicado. Mas, por incrível que pareça, o mais difícil foi achar as tais bolachas de champagne. Quer dizer, não achamos e acabamos comprando uma caixa de bolo tipo brownie (pois pode ser bolo no lugar da bolacha).

A seguir, em casa, começamos a bater as gemas de ovo em banho maria. Quer dizer, a gente improvisou pq a cozinha aqui não é aquelas coisas. Colocamos a cumbuca com ovo dentro de uma panela com agua fervendo. E fomos batendo, com a danada quase virando algumas várias vezes. Quando a gemada começou a clarear, colocamos o açucar e o vinho. E continuamos batendo... mas.... a mistura começou a cozinhar.. pq a água esquentou d+ e não deu outra, virou umas pelotas de ovo no meio do caldo.


O único jeito de salvar o molho era tirando da panela e peneirando as pelotas. Foi um sofrimento pra tirar a cumbuca da panela. Com quatro mãos, colher, pano... foi difícil mas tiramos. E pra coar? Não tinhamos coador! Depois de tentar uma meia-dúzia de métodos alternativos que eu nem vou mencionar, resolvi sair correndo na rua e procurar um coador. Passei na farmácia e o máximo que achei foi uma tampa de ralo furada. Calma, não comprei. Fui procurar no mercado e achei um coador maneiro. voltei correndo pra salvar o molho.


Coamos e continuamos batendo até dar uma engrossada, para então misturar ao queijo mascarpone. Misturamos bem. Batemos as claras até virar creme e misturamos à mistura toda, bem misturado.

O próximo passo era molhar o bolo com café pra formar a base do doce no fundo da travessa. Quando abrimos a tal caixa, tomamos um susto: o bolo era em miniatura. Na verdade era um monte de bolinho pequenininho tudo embalado. Não dava nem pra começar! Solução: vai o Renato correndo de novo procurar bolacha em outro mercadinho. Por sorte achei exatamente a bolacha champagne e voltei correndo pra salvar nosso doce.


Aí a mãe inventou uma boa: colocar as bolachas molhadas de café no fundo, cobrir com o creme, colocar uma nova camada de bolinho de chocolate e finalmente cobrir com o resto de creme. Fico buntuuu! Mas pra finalizar faltava ainda deixar 3 h na geladeira.


A gente enquanto preparava foi tomando o vinho que não usou no doce né. E como ia demorar mais 3 h ainda, mommy resolveu ir dormir. Depois de estar embaixo das cobertas que ele lembrou: faltava espalhar chocolate em pó como cobertura.


Feito o doce, descansado na geladeira por 3 h, era hora de experimentar. E, apesar dos percalços, ficou uma delícia!!!! Comemos durante a semana inteira hehee. E deixo aqui a recomendação a vcs de tentarem fazer o doce. E quem preparar o doce depois de ler meu blog, tem muito mais chance de dar tudo certo, afinal de contas, a pessoa já vai saber tudo o que deve ser feito e, principlamente , o que NÃO deve ser feito ehehehe.


Mas falando sério, aqui vai um site bacana sobre como fazer o tiramisu:
http://guscamargo.com/cook/tiramisu/index.html

Bon Appetit

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, meu filho, mas que mistura, super misturada essa, hem, parece até ginkana de colégio, mas o que importa mesmo é que o tal "tiramissu", pelo que vimos pelas fotos, ficou muito gostoso mesmo. Pena nao podermos experimentar essa delicia por aqui tbem né. Estou gostando de ver que vce vai ficar um expert na cozinha pelo jeito.

Um abraçao e um beijo do pai, pra vces aí.

Unknown disse...

looks simply delicious =)