sexta-feira, outubro 12, 2007

O Dia que valeu por 1 mês

Sábado combinamos de conhecer a cidade fazendo um tour. Era o esquema de um ônibus aberto em cima que anda pela cidade e dá pra descer/subir (hop-on/hop-off) onde quiser. Com isso foi possível ter uma visão geral de como é Cingapura. Pra começar, vejam aí abaixo o símbolo da cidade/país, The Merlion. É um leão com corpo de peixe que, segundo eles, é o fundador "lendário" de Cingapura. Por isso Cinga (leão) Pura (cidade) em malaio.

Fazendo o tour, passamos por este caminhão com trabalhadores (coisa muito comum lá). Eu tava tirando fotos dos prédios e o cara com a mão erguida gritou: tira de mim! Aí eu tirei e disse pra ele que agora ele ficaria famoso. Aqui estou cumprindo o que falei pra ele.

Uma das coisas que mais impressiona em Cingapura, depois do calor infernal, é a arquitetura magnífica da cidade. Desde estilos romano e chinês antigo até designs extremamente modernos. É realmente impressionante as construções que se ve por lá. Juntei fotos que tirei nesse dia no video a seguir pra mostrar a beleza e os contrastes da arquitetura em Cingapura.


Dois lugares que passamos e descemos merecem o maior destaque: Chinatown e Little India. Nesses bairros, as pessoas vivem como se estivessem nos seus respectivos países de origem (China e India). E foi lá que eu tive umas das experiências mais surreais da minha vida, ao entrar e testemunhar os rituais dos templos Hindu e Budista.

Em Chinatown, vende-se todo tipo de ervas e animais nas ruas pra uso medicinal. Aí vc chega lá, fala o que tem, e eles te recomendam um remédio de cavalinho do mar seco com casca de cobra com alguma erva (foto abaixo). Entramos numa dessas farmácias de medicina chinesa e é incrível a organização e limpeza. E vimos os caras preparando as receitas (todas escritas em chinês). Eles medem todos os ingredientes numa balancinha manual (parece bem no olhometro). Daí vão fazendo uns montinhos que tem de tudo e no final moem pra fazer o pó. Nunca imaginei que ia ver isso ao vivo na minha frente. Incrível. Pena que não deixaram tirar fotos.

Por lá mesmo almoçamos, comida chinesa é claro. Com pauzinho, é claro. Garfo e faca nem existe. Mas tava gostoso esse noodles e não tinha nada de estranho (pelo menos eu não vi nada d+ no cardápio em chinês hehe). Tomamos uma cerveja de Cingapura (Tiger) que desceu doce, de tão calor.

Também foi legal ver os táxis de chinês, essas bikes que tem até capota, vejam só.

Mas sem dúvida o templo budista foi que chamou mai atenção. Gigante, imponente, vermelho, parece coisa de filme. Muito bonito, assim como por dentro.

Lá dentro era tudo muito bem cuidado, bonito. A parede era cheia de pequenos budas lado a lado. E, acredite, cada um em uma pose diferente. Centenas deles. Tinham monges vestidos de laranja lá também. É até difícil descrever um lugar desses. O som que se ouve lá dentro traz uma paz, é diferente. Ao invés de descrever, vejam o vídeo abaixo que fiz, prestando atenção nos detalhes e tentando ouvir o som ambiente.

Mudando da China pra India, mas ainda em Cingapura, conhecemos o templo hindu (foto abaixo). Este é o local mais diferente que eu já fui na minha vida. De fora dá pra ver todas as esculturas e um detalhe, não se pode entrar com calçado, somente descalço. Aí todo mundo larga os sapatos na entrada, sem preocupação nenhuma.


Olha eu com o pézão no chão dentro do templo hindu.

Assim como no templo budista, o interior é fascinante. Neste caso, ainda mais pois os rituais estavam em plena ativadade e, diferentemente dos budistas, há muito barulho nas orações. O ambiente também não tem nada a ver com o templo budista. É bem mais bagunçado, colorido, sujo. Me dá a impressão de ser algo bem mais popular. Os monges (ou pastores? ou...?) se vestem com uma canga branca que só cobre parte do corpo. Eles fazem todo tipo de benzimentos nos diversos deuses que têm no templo, e entregam comida (eu vi banana) para os fiéis. As imagens dos deuses também são algo muito exótico. Aliás, tudo nesse local era incrivelmente incomum pra mim. Nunca me senti tão em outro mundo como dessa vez. Não percam o video a seguir. Prestem atenção nos sons, cantos, rituais que eu consegui filmar.

Pra terminar esse dia cheíssimo, fomos a um show ultra moderno numa ilha à beira mar. Era um show de luzes, laser, fogo, água e som. Uma combinação disso tudo pra contar a história de uma princesa bla bla bla. A histórinha era mais pra criança. O legal mesmo eram os efeitos espetaculares como projeção 3D, explosões, etc. Vejam a seguir partes do show.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uauuuuuuuu...Estou sem fôlego, espetacular!

Unknown disse...

Uau, os bunda são engraçadinho né hehehe... os china de cingapura tb são tudo engraçadinho né hehehehe... e os coloridinho então... que engraçadinho heheheh.... Muito bom esse Cingapura viu! Quer ver aqueles tiozinho andando na caçamba do caminha, que engraçadinho né, tudo sem cinto-de-segurança... eita!!! Abração!

Unknown disse...

Curti pra caramba esse teu post. Dá pra gente ter uma noção do que tu viste por lá.
Abração pra ti