sábado, julho 01, 2006

Um dia triste.

Como eh triste a derrota, a eliminacao da copa. Foi justo, a Franca mereceu e o Zidane, simples e sem nenhum marketing igual aos astros brasileiros deu um show de bola e mostrou como se joga bonito. O Brasil foi ridiculo, jogou 10% do seu potencial sendo que apenas uns 50% seria suficiente pra ser campeao. Nao foi nem questao de jogar bem ou mal, simplesmente eles nao entraram em campo.

E potencial eh a palavra chave. Por que todo mundo sabe da capacidade dos jogadores do Brasil, eles ja provaram que sao bons e que sabem jogar berm e dar show. Mas e por que entao nao esforcaram mais? Por que jogaram tao sem vontade?

Eh a mesma coisa que qualquer um de nos, no trabalho ou estudo, sabermos e somos capazes de fazer nossas tarefas, pois a vida inteira as fizemos com sucesso e, de repente, chegar e fazer sem vontade, menos que meia boca. Nao eh certo.

Eu fico triste e chateado nao pelo jogo em si, pela eliminacao, pois foi merecida. Mas sim por que sei do show de bola, do espetaculo que esses caras sabem dar com a bola. Ninguem duvida de que eles sabem dar show e consequentemente deixar todo mundo feliz, todo mundo batendo palmas e vibrando com eles. E eles tinham tudo pra se consagrar e, mesmo que perdesse, perdesse deixando a gente com orgulho. Ou seja, o potencial deles eh infinito... e isso que deixa triste. Quem me dera ter perdido mas ter tido alegrias com 3 ou 4 dribles espetaculares do Ronaldinho, Robinho. Ou ao menos com um ou outro golaco pra gente lembrar pra sempre. Isso sim eh que me deixa triste.

E estamos todos, principalmente os mais jovens, muito mal acostumados a ganhar sempre. Desde 94 sempre chegando a final e tal, nos esquecemos de como eh perder. Ai eu assisti la com os brasileiros no telao e foi triste no final. Por que muita gente ficou chorando, principalmente as criancas. Por que? Por que as criancas estavam loucas por esse time, pelos jogadores e estavam acostumadas a ver o time ganhar sempre. Isso explica tanta tristeza.

Mas... a vida eh feita de vitorias e derrotas. E precisamos das derrotas pra aprendermos. Sem bater cabeca, nao se evolui. Sem errar, nao se corrige. Digo isso por experiencia propria de quem trabalha com aprendizagem em robos. Meus robos soh aprendem a desviar de obstaculos depois que "sentem a dor de uma colisao". E assim eh a vida. Vamos seguir em frente e agora eh torcer pro Sao Paulo, que esse nao faz corpo mole. Vaiii Tricolor!

Voltando a Copa: vai Felipao, vai Portugal! Tomara que ele ao menos salve o futebol brasileiro do fracasso.

Abracos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc disse td, a vida não é só ganhar, quem não põem coração naquilo que faz, não chega longe. Tomara que muitos brasileiros tenham aprendido essa lição.

Anônimo disse...

É, um dia a gente ganha e outro a gente perde... Só não pode é perder a esperança de um dia ganhar!

Abração e boa semana

Anônimo disse...

Vai la vai la vai la... Vamo são paulo vamo sao paulo vamo se campeaaoooooooo!
Se tudo der certo ja ja tamo na final!