
E o grande dia chegou, o dia da minha apresentação hehe. É claro que eu acordei meio tenso hoje e tal, algo normal. Fomos pra conferencia e logo de cara encontrei com o Fernando, a Cynthia e a Miriam. Aliás, o que tem de brasileiro aqui não é brincadeira.
Assisti algumas apresentaçoes. Mas a conferencia eh tao gigante, que existem 19 sessoes em paralelo e simultaneo. Cada uma dedicada a um tema diferente. É muita gente. Os orientais, coitados, são os que tem mais dificuldade pra fala ingles. Eu vi um que leu tudinho no papel, e mal lido ainda por cima. Sem contar que eles não entendem as perguntas. Deve ser realmente muito mais dificil pra eles.
Nos intervalos, temos coffee break com bebidas e comidas (as vezes) liberadas. Como cada um de nós vai pra uma sessao assistir temas diferentes, só nos encontramos nos intervalos.
No almoço tinha que ser rápido pois o intervalo era curto. Então fomos a um mercado aqui perto e compramos uns sandubas e tal. Comemos bem rápido, mas mesmo assim cheguei em cima da hora na minha sessão. Foi aí que começaram os problemas.
Eu era o primeiro a apresentar. Cheguei e o chair (tipo supervisor da sessão) já estava esperando. Eles têm um laptop pra gente usar, mas eu levei o meu e ja encaixei no projetor. Só que eu nunca usei esse laptop pra isso e, portanto, não consegui fazer a imagem ir pro telão. O chair pediu pra eu então usar o laptop deles, transferindo pelo meu pen drive. Peguei o pen só que daí vimos que o laptop deles não tem entrada USB. Nisso o chair, meio gordinho, já tava bufando e pedindo desculpas pra audiência (devia ter umas 20, 25 pessoas). Aí ele pediu emprestado o laptop do segundo apresentador. Detalhe, o cara e seu laptop eram japoneses. Tudo escrito em japones, windows japones, etc. Ok, coloquei o pen drive, abri a apresentaçao intuindo as teclas pelas posição no teclado hehe. Aí o chair se alivou e ia fazendo a chamada quando... eu puxei o laptop pra mais perto de mim, pq tava muito longe. Pronto! Deu pau na imagem que ficou toda rabiscada. O chair gordinho ja começou a suar frio de novo hehe. E o japones fuçou fuçou e nem ele entendia mais o que tava acontecendo hehe. Apesar de tudo isso eu fiquei sossegado, na minha. E sugeri que reiniciasse o computador. Deu certo e finalmente pude começar a apresentação depois de uns 10 min de atraso.
Apresentei, em inglês é claro. E correu tudo bem, fiquei dentro do tempo permitido e beleza. Daí no final, duas pessoas perguntaram e eu respondi. Nada muito complicado.
Sentei de volta, ja mais aliviado, e assisti as demais apresentações. O Fernando e a Cynthia tiraram fotos da minha apresentação, tenho que pegar com eles.
Um dos caras que apresentou era colombiano. E foi um trabalho interessante que tem a ver com o meu. Então, no final da sessão, juntou eu, ele e mais dois caras interessados em navegação de robôs pra bater um papo. Conversamos um pouco, trocamos uns contatos, e aproveitei para convidá-los pra assistir o meu outro trabalho, na quinta.
Foi então que o chair me chamou. Achei que ele ia reclamar alguma coisa do atraso ou sei lá, mas para minha surpresa ele me disse o seguinte. Em toda sessão é escolhido a melhor apresentação, e eu decidi pela sua. Po, legal! Aí fui até a recepção pra pegar meu prêmio que eu não sabia o que era. E era uma lembrancinha, tipo um souvenir, umas pedrinhas em formato de .. sei la.. nao sei explicar, vejam a foto hehe.
Depois, a tarde, fiquei de boa andando pra la e pra ca. Nessas andanças encontrei vários caras, alguns até famosos, que eu já havia visto em outros congressos passados. E foi legal, por que alguns até me reconheceram e tal.
A noite foi a sessão de posters. Leandro e Fernando apresentaram. Foi bom também pra encontrar outras pessoas conhecidas: peruanos, mexicanos, alemães, e, é claro, brasileiros. Sem duvida nenhuma, este congresso está sendo o melhor de todos pra mim pelas interações. Estou conversando com muita gente e conhecendo gente nova. Isso é bem bacana.
Ah, eu até fiquei rapidinho no poster do Tiago e George enquanto o Leandro saiu pra pegar comida. E eis que apareceu um japones perguntando coisas pra mim. Eu falei que não era autor mas talvez pudesse responder. E, do pouco que eu sabia, até que respondi direitinho. Mas pedi pra ele esperar o Leandro, que explicaria melhor, entretando o japa se mandou.
Só não foram bacanas os salgadinhos da sessão de poster: apimentados pra valer. Por isso é que eu vou parar de escrever agora pra poder comer alguma coisinha.
E vou dormir tambem por que estou super cansando. Bye bye!
2 comentários:
Olá meu filho, só agora pude ler as tuas noticias do congresso. Estou muito contente em saber que vce teve uma boa apresentacao, apesar das complicacoes surgidas, mas como sempre tem um jeitinho, tudo saiu bem, graças a Deus. Otimo tbem, que vce esta podendo aproveitar bem esta oportunidade pra fazer contatos interessantes, pois só assim se pode expandir os relacionamentos e conhecimentos, muito bom. Nao desperdice nenhuma oportunidade para travar contatos.
Parece que até de japones voce vai acabar entendendo, nao é. Achei interessante tbem as informacoes sobre a cidade e suas peculiaridades boas e ruins, como em todos os lugares. Ah vce deve ter se assustado com o ou a taxista, né, pelo seu relato parece que foi uma meia aventura de louco.
Continue firme e tranquilo filho, para a proxima apresentacao. Boa sorte, capriche e tudo vai sair bem.
Um abracao e fique com Deus.
O pai - Joao
E ae! Então, forme uma rede de relacionamentos bem boa. A partir daí você vai ter suporte e vai poder colaborar com todos, fazendo parte das evoluções tecnológicas pelo mundo... Parabéns ae pela apresentação e aproveita bastante... Abração
Postar um comentário